Rede Ibero-americana
EMail

Rede Ibero-americana pela Dignidade no Trabalho e nas Organizações

Apresentação
A Rede foi consolidada como resultado do I Congresso Ibero-ramericano sobre Assédio Laboral e Instituicional, que ocorreu na Escuela Nacional de Antropología e Historia, México, D.F. Este congresso, que ocorreu entre 6 e 8 de julho de 2011, foi convocado pela Red del Programa de Mejoramiento del Profesorado (PROMEP), Secretaria de Educação Pública do México: Processos jurídicos, sociais e políticos (parceria entre Universidad Juárez del Estado de Durango, Universidad Autónoma del Estado de México y Universidad Autónoma de Sinaloa); Corpo Acadêmico PROMEP: Organização social e vida cotidiana (parceria entre Facultad de Ciencias Políticas y Sociales, Universidad Autónoma del Estado de México); Atores e processos acadêmicos da Educação (parceria entre Facultad de Ciencias de la Conducta, Universidad Autónoma del Estado de México); Diversidade bio-social contemporânea (Escuela Nacional de Antropología e Historia); e outras 27 instituições mexicanas e internacionais; cuja lista completa pode ser acessada em: http://congresomobbing.wordpress.com/.

Como estratégia de consolidação, os participantes resolveram formar a Rede Ibero-americana pela Dignidade no Trabalho e nas Organizações, através do grupo virtual http://mx.groups.yahoo.com/group/asediogrupal/. Este grupo foi oficialmente criado em julho de 2011 e, atualmente, conta com a participação de mais de 300 integrantes de praticamente todos os estados da República Mexicana e de países latino-americanos, além de Espanha, França e Portugal.

Com a importância do tema e os danos que o assédio moral / mobbing pode causar, tanto no assediado quanto nas organizações onde as situações de violência ocorrem, hoje podemos contar com um grupo que decidiu unir forças para bani-lo, defendendo a dignidade de todos y todas nos espaços de interação coletivos: laborais, entidades sindicais, movimentos sociais locais e regionais, ONG´s, associações, meios de comunicação, etc.

Objetivos
● Estabelecer uma plataforma ibero-americana que permita compartilhar leis, eventos, publicações, casos locais e nacionais, pronunciamentos políticos, etc., a respeito do assédio moral e contra a violência moral nas organizações;
● Constituir-se como um espaço de fórum para gerar alianças internas e apoio internacional sobre estes temas;
● Pronunciar-se coletivamente contra a violência nas organizações e a favor da dignidade nas mesmas, quando a Rede assim o considerar conveniente.
● Convocar seus membros aos Congressos Ibero-americanos de 2015, 2017 e 2019, para que se programem e desenvolvam estes eventos como espaços inestimáveis de intercâmbios e interação.
● Construir uma biblioteca virtual que fique a disposição dos integrantes da Rede e para a comunidade;
● Ampliar e fortalecer a Rede, convidando a todos os interessados e/ou leigos para integrar-se a ela.

Integrantes
Inicialmente, os fundadores da Rede foram todos os participantes do I Congresso (316 pessoas, entre palestrantes, conferencistas magistrais, ouvintes e membros dos comitês). No entanto, a adesão de outros interessados fica aberta e pode ser feita com o envio dos seguintes dados: nome completo, foto, vínculo institucional, e-mail e uma carta com breve exposição de motivos para a adesão ao grupo, Estes dados devem ser enviados ao e-mail asediogrupal@yahoo.com.mx.